HOTEL SANTA MARGARIDA

as nossas raízes...

O HSM foi inaugurado em 19 de setembro de 2012 pelo Sr. Ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, tendo iniciado a sua atividade imediatamente a seguir, em 1 de outubro. Trata-se da primeira unidade de 4 estrelas do concelho de Oleiros e uma das primeiras da região onde se integra, o Pinhal Interior Sul.

Trata-se de um edifício moderno, com linhas contemporâneas e que está situado na margem esquerda da Ribeira de Oleiros/ ribeira Pêro Beques, junto à Ponte Grande / ponte novecentista, com um olhar sobre a vila e o adro da Igreja Matriz, local idílico, aprazível e inspirador.

Este local é descrito por Pimentel em 1881
“……a ribeira corre perene todo o ano por entre as árvores que debruçadas em muitos sítios sobre a água e movidas pelo vento, parecem querer beijá-las. Muitos rouxinóis e outras aves atraídas pela frescura e amenidade do sítio, celebram ali dia e de noite com os seus cânticos belos quadros da natureza, fazendo-lhes um murmúrio harmonioso………….”.

O hotel está integrado num ambiente rural, que nos remete para as tradições locais. Os espaços interiores amplos, decorados com fotos de paisagens, utensílios e personagens locais, que transmitem tranquilidade e integração plena no “mar” verde que o rodeia.

Aos terrenos circundantes dá-se o nome de Chãos da Ponte, terras em declive divididas em courelas que na maioria pertenciam à família Albuquerque. Destinavam-se à cultura de cereais e de vinha, destacando-se a casta autóctone “Callum”, considerado um vinho histórico que sobreviveu à filoxera.

As cores são harmoniosas, a conjugação do azul celeste com o verde da floresta e a cor ocre da terra, transmitem sensações únicas para uma estadia inesquecível em harmonia com natureza. As nossas raízes fundem-se com as raízes das árvores da ribeira e estão presentes nos elementos decorativos no hotel.

A magia da noite é embalada pela melodia do habitat acomodado nas águas e que pernoita nos arvoredos, há lá coisa melhor para adormecer no campo?

setembro 2012

inauguração

Escrevia-se assim no Jornal Dinheiro Vivo (25.09.2012)
«A gastronomia local será uma das grandes apostas do hotel, que, ao fim de semana, prevê uma maior procura de famílias que demandam a região para turismo e lazer, enquanto durante a semana a clientela será oriunda, sobretudo, do mundo empresarial, segundo um membro da administração. “Queremos tirar o máximo partido das iguarias locais”, disse o mesmo responsável, lembrando o valor gastronómico de “pratos de referência” de Oleiros, como o maranho e o cabrito estonado.»

A nossa prioridade é o seu bem-estar.

Missão

Prestar serviços de hotelaria e restauração dirigidos ao mercado local, nacional e internacional, proporcionando aos utilizadores a vivência de uma experiência única, garantindo assim a criação de valor e a sua sustentabilidade.

Visão

Ser uma importante referência na hotelaria e gastronomia de excelência da região e personalização dos serviços.

Valores

Tem como valores na relação com os clientes, parceiros, fornecedores, comunidade local e colaboradores: Competência, Confiança, profissionalismo, Integridade, dignificação, reconhecimento das pessoas, sustentabilidade, responsabilidade social, económica e ambiental.

A escolha do nome do Hotel representa uma homenagem à Santa Margarida, padroeira de Oleiros. A romaria anual realiza-se no segundo fim de semana de agosto. Há uma lenda associada à Santa e qual vamos contar-lhe quando nos visitar.

0