PR03 OLR

ORVALHO

GEOROTA - GEOPARK NATURTEJO

PR01 E 02 OLR

CAMINHOS DO XISTO - MEANDROS DO ZÊZERE

ROTA
RELIGIOSA

2 IGREJAS E 8 CAPELAS NA VILA

ESCALADA
CRISTA DO ZEBRO

A CERCA DE 888 METROS DE ALTITUDE - GR38

CASCATA

FRAGA DE ÁGUA D'ALTA - ORVALHO - GR 38

PR05 OLR
TRILHO DO CABRITO

NAS MARGENS DA RIBEIRA DE OLEIROS

RIBEIRA

À DESCOBERTA DA RIBEIRA
- TORNA - AÇUDE PINTO 2,5 KM

GR 38

«TRILHO DOS APALACHES»

PR6 OLR
ISNA

TRILHO D'EL REI D. CARLOS

PR08 OLR MOSTEIRO

TRILHO DO MALTEZ

PRAIA FLUVIAL

RIO ZÊZERE - CAMBAS - GR33

PRAIA FLUVIAL

AÇUDE PINTO
A 2 KM DO HOTEL SANTA MARGARIDA

PRAIA FLUVIAL

ÁLVARO - ALDEIA DE XISTO JUNTO AO RIO ZÊZERE - GR 33

PR04 OLR
ESTREITO

À DESCOBERTA DA NATUREZA

PR07 OLR

AMIEIRA

TRILHO VALE DE MOSES

AÇUDE DA
LAMEIRA

MOON

GATE

ROTA - CORTIÇADA ART FEST

VIA FERRATA

"CAMINHO SOBRE O OCEANO ORDOVÍCICO"

A CERCA DE 875 METROS DE ALTITUDE - GR38

SINTA A RESSONÂNCIA DO INTERIOR

Pare! Inspire!

Oleiros é um lugar mágico, de uma simplicidade libertadora. Um lugar composto por uma sinfonia de cores e sabores que dão asas à nossa imaginação. Aceite o nosso convite para uma viagem intensa, cheia de surpresas... Relaxe e desfrute desta tranquilidade e beleza natural.

A região onde o hotel se localiza aposta fortemente no Turismo de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico. Oferece várias opções de desporto ao ar livre, através da rota das montanhas, nomeadamente em percursos pedestres, caminhadas, montanhismo, “Todo-o-Terreno”, BTT e Trail.

Visite as aldeias da região nomeadamente a Aldeia de Xisto de Álvaro e a Cascata de Fraga de Água D´Alta. Disfrute das paisagens deslumbrantes dos meandros do Rio Zêzere e do “mar” de floresta verde a partir do miradouro do Cabeço do Mosqueiro no Orvalho. Existem várias opções de percursos pedestres e de trilhos para todo o terreno para os amantes do desporto, bem como a existência de diversas praias fluviais.

TURISMO DE NATUREZA

GRANDES ROTAS

GRANDE ROTA DO ZÊZERE  GR 33

370 Km de aventura com rio em pano de fundo.

Desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais. Em Oleiros este trilho têm várias estações.

– Cambas – Abitureira
– Abitureira – Área de Descanso de Felgueiras
– Área de Descanso de Felgueiras – Álvaro
– Álvaro – Área de Descanso de Frazumeira
– Área de Descanso de Frazumeira – Sobral
– Sobral – Madeirã
– Madeirã – Área de Descanso da Arrochela

Uma beleza natural que nos surpreende a cada curva do rio,
Rio Zêzere, “um produto de excelente qualidade”, do qual se pode usufruir “ao longo de todo o ano” e que “corresponde a todos os tipos de motivação”.

GR 38 GRANDE ROTA MURADAL – PANGEIA
& TRILHO INTERNACIONAL DOS APALACHES  (PORTUGUÊS) 

A Fraga da Água d’Alta
A maior cascata existente no Geopark Naturtejo

50 metros de desnível

Vestígios de Laurissilva e azereiro

GPS: 40° 0’39.31″N 7°47’42.39″W.

O «Trilho dos Apalaches» une dois continentes e vários países. A rota portuguesa tem 38 km, está inserida em pleno Geopark Naturtejo, percorre a Serra do Moradal sob influência do Maciço Ibérico e de onde se avistam outras serras, entre as quais a Serra da Estrela.

Esta é uma Grande Rota de interesse geológico, pela formação rochosa (quartzíticas e xisto) da serra e por toda a vegetação que a compõem, além de muitos outros detalhes que todo o percurso lhe oferece.

Ao longo do percurso há seis mesas para contemplar a paisagem e oito painéis informativos.

Fazer esta rota requer uma grande exigência física, caso não queira fazer percurso completo (+ /- 8 horas), pode optar por fazer em etapas, por exemplo:

ORVALHO-VILAR BARROCO:  cerca de 16 km  – nesta zona do «Trilho dos Apalaches» vai encontrar vários passadiços que o vão levar a uma maior proximidade da natureza com toda a segurança. Junto da  emblemática Cascata Fraga de Água D’ Alta tem um pequeno parque de merendas para retemperar as forças e continuar o caminho do mais famoso trilho do mundo (International Appalachian Trail – IAT ).

Principais pontos de interesse:

  • Poço de Fervença e Poço Mosqueiro
  • Cascata da Fraga d´Água Alta
  • Miradouro do Cabeço Mosqueiro
Escola-de-Escalada---GR38---Moradal

VILAR BARROCO-ESTREITO:  cerca de 22 km – este trajecto é um apelo aos amantes da aventura na natureza e do turismo de montanha. Paisagens «puras» de cortar a respiração.. Um ponto de grande importância é a Via Ferrata, com várias vias de escalada para diferentes graus de dificuldade. Não se esqueça do equipamento de segurança! Também, é possível alcançar a penha alta caminhando por trilhos estreitos entre rochedos e vegetação como urze, estevas e medronheiros.

Aproveite para contemplar a vista magnífica no Miradouro do Zebro.. Aceite a sugestão, tire uma foto e partilhe-a connosco!

Principais pontos de interesse:

  • Penha Alta
  • Geossítio do Portelo
  • Casa da Moura
  • Picoto
  • Via Ferrata
  • Miradouro do Zebro

– LER +

EVENTOS

Ao longo do ano as festas e romarias religiosas com rituais pagãos animam todo o Concelho. De destacar a Feira do Pinhal evento anual de grande envergadura que termina com as festas em honra de Santa Margarida e que trás muitos forasteiros à localidade de Oleiros.

CULTURA

O artesanato ligado aos teares, tecelagem de peças ligadas ao linho e à cortiça, os derivados do medronho nomeadamente a aguardente de medronho e o vinho “ Callum” produto único e característico da região.
Feira do Pinhal

PATRIMÓNIO

Oleiros tem um vasto património religiosos, nomeadamente na Aldeia de Xisto, Álvaro, Estreito e Oleiros. O território esteve sob domínio da Ordem de Malta, chegando a existir, em tempos, na localidade Mosteiro, um Mosteiro que albergava os monges desta Ordem. Uma viagem pela região em busca do património vai proporcionar-lhe um encontro com a História de Portugal.

Recomendamos uma visita à Igreja Matriz que é considerada a “Joia da Coroa” do concelho e é classificada como Imóvel de Interesse Público, sendo dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Actualmente pode ver também no adro da capela (com vista para o nosso Hotel) um «mural» pintado dedicado à santa.

ROTA DO RELIGIOSO

Recentemente, no centro da Vila, foi inaugurada a Rota do Religioso, um itinerário de grau de dificuldade baixo que pode realizar ao longo de todo o ano. Agora dispõe de um percurso local temático pelos 10 imóveis religiosos de Oleiros, devidamente assinalado por uma logomarca que tem como expoente histórico-religioso máximo a ilustre figura oleirense do Padre António de Andrade, inspirador desta Rota.

 

ROTA – ARTE À PORTA

Aproveite a sua estadia para conhecer as portas pintadas de Oleiros. Cerca de 40 portas ilustradas por artistas nacionais com vários motivos entre eles a lenda da Santa Margarida ou o hino de Oleiros… Se realizar a Rota do Cabrito – PR04 OLR – vai encontrar outra obra de arte – um painel religioso da autoria do Graffiter Sérgio Odeith.

No centro de Portugal e na Beira Baixa há sempre alguma atividade a fazer, um local a visitar ou algo para comer. Estamos prontos para o acolher na nossa unidade hoteleira com toda a comodidade e qualidade de serviço que nos caracteriza. Escolha a sua experiência! Até já!

PATRIMONIO-ESTREITO

Igreja do Estreito

Alvaro_patrimonio

Igreja da Misericórdia – Álvaro

Igreja-Matriz-Oleiros

 Senhora da Conceição – Oleiros

Arte à porta - Rosa Afonso
Arte à Porta – Rosa Afonso
Arte à Porta Jorge Marquez
Arte à Porta – Jorge Marquez
Lenda Santa Margarida - Antonio Cavaco
Arte à Porta – Lenda da Santa Margarida – António Cavaco

ARTEZANATO

No nosso Hotel encontra a Loja de Xisto da rede das Aldeias de Xisto o que lhe permite levar Oleiros e a região na mala. Pode encontrar trabalhos de artesãos regionais e locais. Nos espaços comuns do Hotel encontra também várias obras de arte e em alguns momentos exposições, de fotografia, pintura, escultura, linho, entre outras. No centro da vila encontra o posto de turismo e um atelier de pintura da artista Rosa Afonso, onde pode contemplar e comprar alguns artigos únicos ou recordações de Oleiros.

Na localidade de Orvalho vai deslumbrar-se com o magnífico trabalho do artista plástico Jorge Marques, nomeadamente peças em filigrana.

Já em Estreito vai encontrar os teares e belicismos trabalhos ligados ao linho.

Em Álvaro pode adquirir artigos regionais avistando a loja das Aldeias de Xisto.

GASTRONOMIA

Oleiros tem uma gastronomia rica e variada que pode degustar no nosso Restaurante Callum. Destacamos o cabrito estonado, o maranho à moda de Oleiros, a broa da isna, as filhós da beira baixa, enchidos, vinhos callum, medonho, castanha..
Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish
0