SINTA A RESSONÂNCIA DO INTERIOR
Pare! Inspire!
A região onde o hotel se localiza aposta fortemente no Turismo de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico. Oferece várias opções de desporto ao ar livre, através da rota das montanhas, nomeadamente em percursos pedestres, caminhadas, montanhismo, “Todo-o-Terreno”, BTT e Trail.
Visite as aldeias da região nomeadamente a Aldeia de Xisto de Álvaro e a Cascata de Fraga de Água D´Alta. Disfrute das paisagens deslumbrantes dos meandros do Rio Zêzere e do “mar” de floresta verde a partir do miradouro do Cabeço do Mosqueiro no Orvalho. Existem várias opções de percursos pedestres e de trilhos para todo o terreno para os amantes do desporto, bem como a existência de diversas praias fluviais.
TURISMO DE NATUREZA
GRANDES ROTAS
GRANDE ROTA DO ZÊZERE GR 33
370 Km de aventura com rio em pano de fundo.
Desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa, de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais. Em Oleiros este trilho têm várias estações.
– Cambas – Abitureira
– Abitureira – Área de Descanso de Felgueiras
– Área de Descanso de Felgueiras – Álvaro
– Álvaro – Área de Descanso de Frazumeira
– Área de Descanso de Frazumeira – Sobral
– Sobral – Madeirã
– Madeirã – Área de Descanso da Arrochela
Uma beleza natural que nos surpreende a cada curva do rio,
Rio Zêzere, “um produto de excelente qualidade”, do qual se pode usufruir “ao longo de todo o ano” e que “corresponde a todos os tipos de motivação”.
GR 38 GRANDE ROTA MURADAL – PANGEIA
& TRILHO INTERNACIONAL DOS APALACHES (PORTUGUÊS)
O «Trilho dos Apalaches» une dois continentes e vários países. A rota portuguesa tem 38 km, está inserida em pleno Geopark Naturtejo, percorre a Serra do Moradal sob influência do Maciço Ibérico e de onde se avistam outras serras, entre as quais a Serra da Estrela.
Esta é uma Grande Rota de interesse geológico, pela formação rochosa (quartzíticas e xisto) da serra e por toda a vegetação que a compõem, além de muitos outros detalhes que todo o percurso lhe oferece.
Ao longo do percurso há seis mesas para contemplar a paisagem e oito painéis informativos.
Fazer esta rota requer uma grande exigência física, caso não queira fazer percurso completo (+ /- 8 horas), pode optar por fazer em etapas, por exemplo:
ORVALHO-VILAR BARROCO: cerca de 16 km – nesta zona do «Trilho dos Apalaches» vai encontrar vários passadiços que o vão levar a uma maior proximidade da natureza com toda a segurança. Junto da emblemática Cascata Fraga de Água D’ Alta tem um pequeno parque de merendas para retemperar as forças e continuar o caminho do mais famoso trilho do mundo (International Appalachian Trail – IAT ).
Principais pontos de interesse:
- Poço de Fervença e Poço Mosqueiro
- Cascata da Fraga d´Água Alta
- Miradouro do Cabeço Mosqueiro

VILAR BARROCO-ESTREITO: cerca de 22 km – este trajecto é um apelo aos amantes da aventura na natureza e do turismo de montanha. Paisagens «puras» de cortar a respiração.. Um ponto de grande importância é a Via Ferrata, com várias vias de escalada para diferentes graus de dificuldade. Não se esqueça do equipamento de segurança! Também, é possível alcançar a penha alta caminhando por trilhos estreitos entre rochedos e vegetação como urze, estevas e medronheiros.
Aproveite para contemplar a vista magnífica no Miradouro do Zebro.. Aceite a sugestão, tire uma foto e partilhe-a connosco!
Principais pontos de interesse:
- Penha Alta
- Geossítio do Portelo
- Casa da Moura
- Picoto
- Via Ferrata
- Miradouro do Zebro
EVENTOS
CULTURA

PATRIMÓNIO
Oleiros tem um vasto património religiosos, nomeadamente na Aldeia de Xisto, Álvaro, Estreito e Oleiros. O território esteve sob domínio da Ordem de Malta, chegando a existir, em tempos, na localidade Mosteiro, um Mosteiro que albergava os monges desta Ordem. Uma viagem pela região em busca do património vai proporcionar-lhe um encontro com a História de Portugal.
Recomendamos uma visita à Igreja Matriz que é considerada a “Joia da Coroa” do concelho e é classificada como Imóvel de Interesse Público, sendo dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Actualmente pode ver também no adro da capela (com vista para o nosso Hotel) um «mural» pintado dedicado à santa.
ROTA DO RELIGIOSO
Recentemente, no centro da Vila, foi inaugurada a Rota do Religioso, um itinerário de grau de dificuldade baixo que pode realizar ao longo de todo o ano. Agora dispõe de um percurso local temático pelos 10 imóveis religiosos de Oleiros, devidamente assinalado por uma logomarca que tem como expoente histórico-religioso máximo a ilustre figura oleirense do Padre António de Andrade, inspirador desta Rota.
ROTA – ARTE À PORTA
Aproveite a sua estadia para conhecer as portas pintadas de Oleiros. Cerca de 40 portas ilustradas por artistas nacionais com vários motivos entre eles a lenda da Santa Margarida ou o hino de Oleiros… Se realizar a Rota do Cabrito – PR04 OLR – vai encontrar outra obra de arte – um painel religioso da autoria do Graffiter Sérgio Odeith.
No centro de Portugal e na Beira Baixa há sempre alguma atividade a fazer, um local a visitar ou algo para comer. Estamos prontos para o acolher na nossa unidade hoteleira com toda a comodidade e qualidade de serviço que nos caracteriza. Escolha a sua experiência! Até já!

Igreja do Estreito

Igreja da Misericórdia – Álvaro

Senhora da Conceição – Oleiros
ARTEZANATO
Na localidade de Orvalho vai deslumbrar-se com o magnífico trabalho do artista plástico Jorge Marques, nomeadamente peças em filigrana.
Já em Estreito vai encontrar os teares e belicismos trabalhos ligados ao linho.
Em Álvaro pode adquirir artigos regionais avistando a loja das Aldeias de Xisto.
GASTRONOMIA